A FESTA
Que Angra dos Reis é um dos mais disputados destinos turísticos do país, isso ninguém tem duvida.
O que poucos poderiam imaginar é que esse paraíso ecológico passaria a ser chamado de “Cidade do Teatro”.
Em 2004 esse sonhou começou a se tornar realidade e a Festa Internacional de Teatro de Angra ganhou sua primeira edição.
Misturando espetáculos teatrais e shows variados, a FITA reuniu um público de 18 mil pessoas para ver e sentir teatro. Inspirado nas iniciativas de pessoas como Procópio Ferreira e outros artistas que promoviam turnês com peças teatrais pelo interior do país, o curador João Carlos Rabello montou uma estrutura com tendas super equipadas para receber as maiores produções.
Já em seu segundo ano, a FITA contou com a curadoria de Aderbal Freire Filho e recebeu nomes internacionais como Fernando Arrabal.
Promover a integração entre atores angrenses e artistas nacionais e internacionais também sempre foi uma meta do festival. Foi assim que nesses seis anos de existência por lá passaram nomes como João Falcão e a grande atriz cubana Mérida Urquiza, que ministraram oficinas com atores locais.
Em 2009 a FITA foi mais longe e convidou a atriz Inêz Vianna – que havia conhecido o festival ao apresentar o espetáculo “A Mulher que Escreveu a Bíblia” para mais de 1.200 pessoas – para dirigir seu primeiro espetáculo. “Conchambranças de Quaderna”, texto inédito de Ariano Suassuna escrito especialmente para Inês, foi recebido sob aplausos pela crítica e público.
Estreias, aliás, sempre foi um objetivo do festival e que a cada ano ganha novos adeptos. “Cartas de Amor”, “Usufruto”, “A Marca do Zorro”, foram apenas algumas de várias peças que tiveram seu primeiro contato com o público em solo angrense.
E que público! Em 2006, na sua terceira edição, a FITA batia o recorde de 50 mil expectadores. Em 2009, este número chegou a 93 mil pagantes numa maratona que durou 22 dias e o número extraordinário de 62 espetáculos em mais de 100 apresentações.
Alunos da rede pública de ensino receberam 11 mil ingressos para assistirem peças infantis. No ano passado, a FITA acumulou a marca de 95 mil expectadores. Além de levar diversas estreias para a FITA, o festival patrocinou a montagem de “Gimba, o presidente do Brasil” e o infantil “Zé Vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina”
Uma programação que mistura peças de apelo popular e outras com maior grau de complexidade; artistas consagradas com novos talentos, grandes produções com espetáculos intimistas.
Assim é feita a Festa Internacional de Teatro de Angra.
ANGRA DOS REIS: A CIDADE DO TEATRO
Considerado um dos maiores festivais de teatro do País, a FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra – este ano acontecerá entre os dias 14 e 30 de outubro.
Este ano a FITA além de trazer para Angra dos Reis os principais espetáculos em cartaz no país, promoverá o primeiro Troféu FITA de Teatro. A premiação destacará os melhores em diversas categorias (espetáculo, ator, atriz, figurino, cenário, iluminação), além do prêmio especial do público.
Também este ano a FITA presta uma homenagem especial a Ítalo Rossi, com um tributo ao artista que acontecerá no palco do festival para um público de 1500 pessoas
Outro ponto alto do festival são as estreias nacionais. Ano passado a FITA promoveu dez estreias e patrocinou a montagem de dois espetáculos: “Gimba, o presidente do Brasil” (Em cartaz no Rio de Janeiro) e o infantil “Zé Vagão da Roda Fina”.
Para esse ano são esperadas novas estreias, além do patrocínio de uma nova montagem.
TEATRO À BEIRA MAR
Para receber tantos espetáculos e um público gigantesco, a FITA monta anualmente dois teatros à beira mar especialmente para o evento e equipados com as melhores tecnologias em som e luz.
A estrutura não perde para nenhum grande teatro das capitais brasileiras e surpreende até atores consagrados.
Na praia do Anil - Centro de Angra dos Reis – estarão montados o Palco Sesc Rio, com capacidade para 1.500 pessoas, e o Palco Transpetro, com capacidade para 500 pessoas.
Ambos seguem o modelo de palco italiano e funcionam diariamente com sessões intercaladas.
Veja a programação completa das peças e mais informações em: